Jerónimo de Sousa defendeu ontem, segunda-feira, que o país precisa de um Presidente da República “política e institucionalmente activo” que faça cumprir a Constituição. O candidato presidencial considerou que até hoje nenhum chefe de estado o fez.

“A Constituição precisa de ter na Presidência da República o que até hoje não tem tido – um presidente que a cumpra e faça cumprir. É esse o compromisso que assumo”, referiu Jerónimo de Sousa na apresentação do seu “Compromisso com o Povo por um Portugal com futuro”, no hotel Altis, em Lisboa.

O candidato apoiado pelo PCP e pelos Verdes acrescentou que a resposta para a “crise económica, social, política e ética” está no cumprimento da Constituição da República.

Sampaio não cumpriu a Constituição

No período de respostas aos jornalistas, o comunista exemplificou, referindo-se ao actual Presidente da República, Jorge Sampaio, que um chefe de Estado que “promulga leis como o Código de Trabalho” não cumpriu a Constituição. “A nossa Constituição não é neutra, fez uma opção: pôs-se do lado de quem trabalha”, sustentou.

PCP ajudou a eleger Sampaio por “interesse de democracia”

Questionado acerca do facto do partido que lidera ter ajudado a eleger o actual Chefe de Estado, Jerónimo de Sousa referiu que o PCP “não se arrepende de nada” e frisou que em todos os processos [eleitorais] “prevaleceu o interesse da democracia”.

O candidato presidencial salientou também que os comunistas ajudaram a eleger alguns Presidentes da República para derrotar os vários candidatos de direita. “Hoje podemos dizer o que de mal fizeram, mas felizmente não temos de dizer o que teria acontecido se esses candidatos [de direita] se tivessem apossado” do lugar do Chefe de Estado, lembrou.

Pedro Sales Dias
Foto: DR