“A segurança alimentar está em causa no Porto”, uma vez que, “80% dos estabelecimentos de restauração nem sequer estão licenciados”, alertou hoje o presidente da DECO Norte, Delfim Loureiro, durante a sua intervenção no debate “os novos paradigmas da gestão autárquica”, realizado na Faculdade de Economia da Universidade do Porto.

O dirigente aproveitou para lamentar o facto dos principais candidatos às várias autarquias do país não terem respondido a assuntos considerados prioritários pela associação para a defesa dos consumidores.

Delfim Loureiro salientou que no âmbito da mobilidade “não fazem sentido algumas politicas de preços que não induzem os cidadãos a usar transportes públicos”. O responsável denunciou ainda a insuficiência do abastecimento de água e saneamento em determinadas zonas .

Autarcas usam técnicos conhecidos para legitimar obras

Por outro lado, o presidente da DECO Norte considerou que as autarquias deviam ser não apenas recebedoras, mas também “cobradoras de impostos”, para que “os cidadãos possam exigir directamente responsabilidades”.

Quanto às obras “que muitos candidatos prometem nas campanhas eleitorais”, Delfim Loureiro acusou “muitos políticos de, por vezes, usarem técnicos com nome na praça para legitimar a obra e encobrir a discussão”.

Pedro Sales Dias
Foto: SXC