A oitava edição da Feira do Empreendedor abriu hoje, na Alfândega do Porto, e por lá fica até sábado. Este ano, ao já tradicional formato de “cidade empresarial” (com ruas e praças temáticas) junta-se o conceito de “Stock-Off”, uma selecção de produtos e serviços para quem se quer lançar no mundo empresarial a preços especiais de feira.

É a “lógica da loja do cidadão” aplicada à feira, explica José Fontes, coordenador da Academia dos Empreendores da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE). São quase 90 as entidades e empresas presentes, cujas actividades vão desde as tecnologias da informação ao financiamento bancário.

As expectativas para o evento são elevadas. Para José Fontes, as dificuldades impostas pela crise obrigam ao empreendorismo. “É a única saída possível”, sustenta. “Na cultura portuguesa, só quando somos colocados contra a parede é que reagimos”, diz. “A conjuntura [económica] não está favorável. Os portugueses estão a reagir por necessidade e não por vontade própria”.

A feira tem um ciclo de 25 conferências práticas, “workshops” e um jantar de “negócios à mesa”, com o objectivo de “juntar empresários”. Desse jantar, que decorre amanhã, sairá uma agenda empresarial, que permitirá partilhar informação entre empresas.

“Presença na feira é estratégica”

A Net Suport é uma das empresas presentes na Feira do Empreendedor. Com três anos, a empresa, que se afirma como líder de mercado na criação de “cyber centers”, tem vários conceitos de negócio.

O director comercial da Net Suport, Nelson Moreira, destaca o “Chave na mão”, que assegura a montagem do centro, bem como assistência técnica, numa solução integrada. A empresa está a estrear na Alfândega o “myoffice point”, conjunto integrado num móvel com quatro computadores bem equipados para utilização em hóteis.

Noutro ponto da feira está um negócio radicalmente diferente: a Unique Poufs, empresa fundada há três anos, que desenha, produz e comercializa “poufs” e almofadões. A presença em feiras corresponde a uma estratégia de “retirar ‘feedback’” dos clientes, explica o mentor do projecto, Francisco Pacheco.

O sócio arrisca dizer que não existe nenhuma outra empresa do género a nível ibérico. Entre os clientes da Unique Poufs, estão marcas multinacionais, bem como espaços como o Café das Artes no Teatro do Campo Alegre.

Texto e foto: Pedro Rios