Parece confirmar-se a notícia que, no início desta semana, dava conta da transferência do internacional Sub-21 Diogo Valente para o FC Porto. O extremo do Boavista, que cumpre a segunda temporada no escalão maior do futebol português, terá já sido negociado entre Pinto da Costa e João Loureiro.

As direcções dos principais emblemas da Invicta acertaram a aquisição do esquerdino pelo FC Porto, ainda que a inclusão do jogador no plantel portista só esteja prevista para 2006/2007. Até o final da época, o atleta permanece no conjunto de Carlos Brito, mas os “dragões” quiseram assegurar um jovem valor que estava também a ser seguido pelo Benfica.

Para evitar que se repetisse o que já sucedera com Nélson, o FC Porto antecipou-se e acertou a compra de Diogo Valente, vinculado ao Boavista até Junho de 2007. Os termos do contrato não foram ainda divulgados, mas devem envolver o pagamento de um milhão de euros aos “axadrezados” e uma ligação de quatro temporadas entre o FC Porto e o extremo.

Postiga e Jorge Costa querem sair

Na dança das transferências, Hélder Postiga tem largas possibilidades de ser cedido aos franceses do Marselha já em Janeiro. O clube francês confirmou que deseja o avançado, ou por empréstimo, ou a título definitivo.

O número 10 do FC Porto tem sido pouco utilizado por Co Adriaanse, tendo sido mesmo relegado para a equipa B por problemas disciplinares. A transferência de Postiga para o Marselha pode ser uma oportunidade de jogar mais assiduamente e garantir lugar nas escolhas de Scolari para o Mundial da Alemanha.

Jorge Costa também já admitiu que quer sair do FC Porto em Dezembro. O mítico capitão portista chegou a ser sondado pelo Standard de Liége onde joga Sérgio Conceição e Moreira, mas o seu futuro é ainda desconhecido.

André Viana
David Pinto
Foto: UEFA