Jorge Wemans vai ser o novo director do canal da televisão pública :2 substituindo Manuel Falcão, anunciou hoje, sexta-feira, o presidente do Conselho de Administração da RTP, Almerindo Marques.

Manuel Falcão pediu a demissão a 30 de Setembro e deixará a direcção do canal a 1 de Janeiro devido a alterações previstas para o projecto da televisão pública. “Vim trabalhar numa matriz, a matriz vai mudar”, sustentou Falcão, também presente na conferência, salientando que não sai “em desacordo”, mas porque chegou ao final o seu “tempo no projecto”.

Jorge Wemans abraça “desafio estimulante”

“É um desafio estimulante. De outro modo não saíria de uma fundação como a Calouste Gulbenkian”, explicou ao JPN Jorge Wemans, actual director de comunicação daquela fundação.

“Dei grande parte da minha vida profissional aos ‘media’. É um gosto reaver a minha carteira profissional que depositei há já alguns anos”, referiu Wemans entusiasmado.

“Já tenho alguns projectos”

Questionado pelo JPN sobre as suas ideias e objectivos a aplicar ao futuro da 2:, Jorge Wemans, cauteloso no seu discurso, limitou-se a admitir que já tem “alguns projectos”, mas nada que queira revelar por enquanto, até porque, frisou, “é necessário debatê-los com a administração do canal”.

Diplomado pela Escola Superior de Jornalismo de Paris, Wemans foi subdirector do semanário “Expresso”, esteve ligado à fundação do jornal “Público”, no qual foi director-adjunto, e foi director de informação da Agência Lusa.

Pedro Sales Dias