A proposta de criação de uma bolsa ibérica de emprego já em 2006 é uma das grandes novidades da XXI Cimeira Luso-Espanhola que começou hoje, sexta-feira, em Évora.

Esta é a primeira cimeira que junta os socialistas José Sócrates e José Luís Zapatero, primeiros-ministros de Portugal e Espanha, respectivamente.

Numa altura em que o desemprego em Portugal atingiu o valor mais elevado dos últimos sete anos, o emprego é, a par da ciência, um dos temas marcantes da cimeira.

Em cima da mesa vai estar ainda a criação de um programa conjunto de estágios para 150 jovens com menos de 30 anos, sendo que metade dos contemplados serão portugueses.

O encontro servirá ainda para os ministros da Ciência português e espanhol assinarem protocolos no âmbito da investigação, uma acção que vai procurar envolver empresas dos dois países.

Medidas conjuntas para a administração interna

A cimeira servirá ainda para os governantes dos dois países acertarem agulhas quanto a acções no âmbito da administração interna. Nesse sentido, vão ser assinados protocolos referentes a matérias como o combate conjunto aos incêndios florestais, a imigração ilegal e tráfico de droga.

O encontro contempla ainda a discussão de assuntos comuns aos dois países, como a água, o Mibel (Mercado Ibérico de Electricidade) e o TGV (comboio de alta velocidade). Estes são, de resto, temas recorrentes das cimeiras que juntam Portugal e Espanha.

Ana Correia Costa
Foto: DR