George Best faleceu às 13h00 de hoje. A antiga estrela do Manchester United estava ligado a uma máquina de respiração assistida no Hospital Cromwell.

O estado de saúde do futebolista irlandês, que apresentava uma grave infecção pulmonar, tinha piorado nas últimas horas. Morreu com 59 anos.

Best foi um dos melhores jogadores de futebol de sempre. Jogou pelo Manchester United entre 1963 e 1974. Foi considerado Melhor Jogador do Ano em 1968, ano em que os “Red Devils” venceram a taça UEFA.

Em 466 jogos com a camisola do United, marcou 178 golos. Pelé afirmou que Best foi o melhor jogador que viu jogar.

A vida do jogador fica também marcada por vários escandâlos e problemas com a lei devido ao seu alcoolismo.

Best foi internado no hospital a 1 de Outubro com sintomas de gripe. A sua condição piorou com o aparecimento de uma infecção de rim, mas viria a ter alta. Contudo, o seu estado de saúde piorou na passada sexta-feira com o desenvolvimento de uma infecção pulmonar que originou uma hemorragia interna.

Nos anos 60, Best notabilizou-se por trazer uma imagem de estrela pop para o futebol. O jogador respondia com humildade: “Essa coisa de eu ser um ídolo, o quinto ‘Beatle’… acho isso tão esquisito. Eu era apenas um miúdo de Cregagh Estate, em Belfast, a tentar que a minha vida como jogador e como pessoa fizesse sentido”.

O primeiro-ministro irlandês afirmou que “George deverá ser recordado como o melhor no que fazia”. O chefe do Governo inglês recordou Best como “provavelmente o jogador da sua geração mais naturalmente dotado, um dos melhores futebolistas que o Reino Unido já deu ao mundo”.

Pedro Rios
Foto: Manchester United Zone