Até 2012, Portugal vai aumentar em 42,2% as suas emissões de gases com efeitos de estufa, passando desta maneira a ser o Estado-membro da União Europeia (UE) que mais polui, revelou um estudo da Comissão Europeia apresentado ontem, quinta-feira, na Conferência das Nações Unidas para as Alterações Climáticas.

A manterem-se estas perspectivas, que já incluem as medidas a serem tomadas no âmbito do Protocolo de Quioto, Portugal vai ter uma multa pesada para pagar por cada ano que passe. De acordo com o relatório da Comissão, o aumento dos gases com efeitos de estufa em Portugal está 15,2% acima do objectivo assumido no protocolo, que é de 27%.

Portugal pode vir a ter de adquirir créditos no valor de dois mil milhões de euros a países que tenham reduzido as suas emissões para não ser penalizado pelo protocolo.

Na Europa dos Quinze, já que o Protocolo de Quioto foi assinado antes do alargamento de Maio de 2004, o objectivo é de reduzir em 8% as emissões de gases com efeitos de estufa, mas a redução vai mesmo chegar aos 9,3%.

“Nós já reduzimos as nossas emissões apesar do saudável crescimento económico. Mas isso não significa que possamos ser complacentes. Vamos precisar de implementar em pleno as várias medidas de redução de emissões que assinámos no âmbito do nosso programa de alterações climáticas e fazer uso dos mecanismos flexíveis de Quioto”, afirmou em comunicado o Comissário Europeu para o Ambiente, Stavros Dimas.

Atrás de Portugal em termos de poluição está a Grécia com um aumento previsto de 24,9%, e a Espanha que se prevê que aumente as suas emissões de gases com efeitos de estufa em 21%.

Por outro lado, vários países do novo alargamento são um exemplo cumpridor de Quioto. A Estónia, que tinha como meta reduzir em 8% as suas emissões, vai reduzir, na realidade, 60%. A Letónia, que tinha a mesma meta, vai ter uma redução de 48,8%.

No total, a Europa a 25 vai reduzir em 11,3% as suas emissões de gases com efeitos de estufa.

Tiago Dias
Foto: SXC