A língua francesa integra, a partir de hoje, segunda-feira, parte do tempo extracurricular de 850 alunos do ensino básico do Porto. Os professores são 15 alunos finalistas da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), que passarão a chamar-se “tutores”.

Trata-se de um “projecto inovador na cidade e em Portugal”, assegurou o vereador da Educação da Câmara Municipal do Porto, Gonçalo Gonçalves.

As aulas de francês para alunos do ensino básico começaram hoje, dia que foi também escolhido para a formalização do projecto “1,2,3… Français”. O protocolo, que foi assinado na Escola EB1 do Campo 24 de Agosto, resulta da cooperação entre a Câmara do Porto, a FLUP e a Embaixada de França.

A autarquia compromete-se a fornecer apoio logístico. À FLUP e à embaixada francesa cabem, respectivamente, a disponibilização dos “tutores” e do material escolar.

O projecto abrange 22 escolas de oito agrupamentos escolares da cidade, envolvendo 850 alunos em horário pós-lectivo. Numa primeira fase, a iniciativa abrange apenas alunos do 3º ano do ensino básico, mas o objectivo é alargar o projecto ao 4º ano, adiantou Gonçalo Gonçalves.

Contudo, “não há nada definido para o próximo ano”, frisou o vereador. Ou seja, a continuidade do projecto não está ainda assegurada, uma vez que tudo depende do resultado de uma avaliação que será feita no final do ano aos resultados da iniciativa.

Mais valia

“Proporcionar uma experiência nova e o acesso a uma segunda língua”, “aliando a criatividade à participação” constituem os objectivos do “1,2,3… Français!”, sublinhou o vereador da Educação, que referiu, ainda, a importância de haver “igualdade de oportunidades no acesso ao conhecimento”.

“O conhecimento de uma segunda língua é uma mais valia humana, cívica e, sobretudo, profissional”, acrescentou Gonçalves.

O vice-presidente da FLUP, Helder Trigo, alertou para a “perda da língua francesa em Portugal”, sublinhando que esta é “uma tendência que deve ser contrariada”. Nesse sentido, Trigo assegurou que vão ser desenvolvidos esforços no sentido de que a iniciativa “possa perdurar e não seja efémera”.

“Não é um método de ensino normal”

A aprendizagem não será feita de forma convencional, adiantou Gonçalo Gonçalves. “Não é um método de ensino normal. É um método inovador, em que as crianças aprendem francês através de jogos e de músicas”, esclareceu.

O vereador sublinhou ainda o facto de as inscrições no projecto “1,2,3…Français!” não terem sido limitadas: “todas as escolas e alunos que quiseram inscrever-se puderam fazê-lo”.

Por isso, o desafio foi lançado aos 17 agrupamentos verticais da cidade, mas apenas oito aderiram, contabilizou o vereador.

Os “tutores” serão supervisionados por Rosa Bizarro, professora da FLUP, e a sua “remuneração” consistirá em algumas “regalias”, como o acesso gratuito a pavilhões desportivos, piscinas e equipamentos culturais, adiantou Gonçalo Gonçalves.

Portugal e França assinam acordo

O “1,2,3… Français!” é uma antecipação do próximo acordo administrativo que vai ser assinado em 2006, adiantou o cônsul francês no Porto, Ben Fathi Brahin.

Com o objectivo de “valorizar duas línguas em dois países da União Europeia”, no próximo ano, os ministros da Educação de Portugal e França deverão assinar um acordo bilateral para “reforçar” o ensino das respectivas línguas no outro país.

Apesar de as aulas terem arrancado hoje, o lançamento oficial da iniciativa “1,2,3… Français!” está agendada para o final de Janeiro, avançou Gonçalo Gonçalves. O evento contará com as presenças do presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, e com o embaixador da França em Portugal.

Ana Correia Costa
Foto: SXC