O Benfica venceu hoje, quarta-feira, o Manchester United por 2-1, no Estádio da Luz, na sexta e derradeira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões.

O Manchester United colocou-se em vantagem logo aos seis minutos, com um golo de Paul Scholes, mas o Benfica reagiu bem e empatou 10 minutos depois por intermédio do brasileiro Geovanni.

Beto (na foto) daria a vitória aos encarnados aos 34 minutos, que dominaram a primeira parte. Na segunda metade do encontro, coube naturalmente ao Manchester atacar, mas foram ineficientes e escassos os esforços ingleses. O Benfica soube manter o resultado favorável até ao final.

Desta forma, o clube português qualificou-se para os oitavos-de-final como segundo classificado do Grupo D (oito pontos).

O Villarreal é o vencedor do grupo com 10 pontos, ao vencer o Lille por 1-0 (golo de Guayre aos 67 minutos), deixando os franceses no terceiro lugar (com seis pontos), o que lhes permite o acesso à Taça UEFA.

O Manchester United termina no último posto do grupo e vê-se eliminado das competições europeias. É o culminar de uma campanha desastrosa, pouco condizente com a tradição de sucesso europeu a que a turma de Alex Ferguson está habituada. Os “Red Devils” terminam com seis pontos, mas perdem no desempate com o Lille devido à derrota sofrida em Paris e ao empate registado em Inglaterra.

Sorteio

O sorteio para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões terá a 16 de Dezembro, em Nyon, na Suíça. Juventus, Arsenal, Barcelona, Milan, Lyon, Liverpool ou Inter Milão podem ser o próximo adversário do Benfica.

As regras do sorteio permitem antecipar que o Benfica jogará a primeira mão, marcada para 21 ou 22 de Fevereiro, no Estádio da Luz, e a segunda no campo do adversário, a 7 ou 8 de Março.

Equipas apuradas:

Grupo A: Juventus e Bayern
Grupo B: Arsenal e Ajax
Grupo C: Barcelona e Werder Bremen
Grupo D: Villarreal e Benfica
Grupo E: Milan e PSV Eindhoven
Grupo F: Lyon e Real Madrid
Grupo G: Liverpool e Chelsea
Grupo H: Inter Milão e Glasgow Rangers

Pedro Rios
Foto: UEFA