Os lendários da cena de “Madchester” dos anos 80 e 90 e um dos grupos pioneiros da música e cultura de dança vão animar a passagem de ano 2005/2006 no Teatro Sá da Bandeira, no Porto, anunciou hoje a promotora do espectáculo.

A banda de Manchester voltou recentemente aos palcos, com o vocalista original, Shaun Ryder, um novo guitarrista, Kav, e o mítico dançarino Bez (na foto). Têm um novo single para apresentar “Playground Superstar” e preparam-se para ir para estúdio gravar o primeiro álbum em 13 anos.

Para a história ficam discos como “Squirrel and G-Man Twenty Four Hour Party People Plastic Face Carnt Smile (White Out)” e “Pills ‘n’ Thrills & Bellyaches”, bem como temas clássicos como “24 Hour Party People”, que “roubavam” o funk e o hip-hop à música negra, cruzando-os com o rock e a pop electrónica dos conterrâneos New Order.

Foram um dos nomes mais importantes do hedonismo dos anos 80, com sede na discoteca Hacienda, em Manchester, e um dos pioneiros da cultura “rave” que afirmar-se-ia plenamente na década seguinte.

O percurso dos Mondays ficou sempre marcado pela instabilidade, devido aos apetites dos seus membros por substâncias ilícitas e armas.

Shaun Ryder participou no último disco dos Gorillaz, “Demon Days”, editado este ano.

O preço dos bilhetes para o concerto da passagem da ano ainda não é conhecido.

Pedro Rios
Foto: DR