Portugal vai acolher o Campeonato da Europa de futebol de sub-21 de 2006. O Comité Executivo da UEFA decidiu hoje, quinta-feira, em Nyon, na Suíça, a vitória da candidatura portuguesa, após a desistência da Itália.

Segundo o “site” da UEFA, “a opção pela candidatura portuguesa verificou-se na sequência dos relatórios positivos que o Comité Executivo da UEFA recebeu da parte dos três enviados da organização que tutela o futebol europeu, que visitaram Portugal, entre 27 e 30 de Novembro, durante os quais passaram pelos Estádios Municipais de Águeda, Aveiro, Barcelos e Braga, bem como pelos oito centros de treino propostos pela organização (quatro na zona de Braga e quatro na zona de Aveiro)”.

Os responsáveis da UEFA regressam a Portugal no próximo dia 19 para mais uma inspecção às infra-estruturas portuguesas.

Portugal junta-se a Alemanha, Itália, França, Sérvia e Montenegro, Dinamarca, Holanda e Ucrânia no sorteio da fase final, que se realiza a 8 de Fevereiro de 2006.

“A direcção da FPF [Federação Portuguesa de Futebol] tudo irá fazer para que este Campeonato da Europa de Sub-21 – o último que se realiza dentro dos actuais moldes – constitua mais um momento de afirmação e demonstração de capacidade organizativa, não só da FPF, mas de todo o país, na linha, aliás, do que já aconteceu com o Europeu de 2003 (Sub-17), Euro 2004 e final da Taça UEFA”, refere a FPF no seu “site” oficial.

O europeu de sub-21 realiza-se em Maio de 2006, antes do Mundial de futebol na Alemanha, que decorre entre Junho e Julho do próximo ano.

Holanda organiza prova em 2007

Hoje foi também conhecido o país anfitrião do campeonato europeu de sub-21 de 2007. A candidatura holandesa sobrepôs-se às da Inglaterra, Suécia e Turquia nas preferências do Comité da UEFA.

JPN
Foto: Estádio Municipal de Braga/UEFA