Com o nome “É preciso agitar o coração”, a campanha de solidariedade da instituição de apoio social Coração da Cidade vai funcionar, na sede da instituição portuense, até ao dia 21 de Dezembro entre as 10h00 e as 24h00.

Após um mês de recolha de alimentos é possível agora distribui-los por famílias sem recursos. Para tal, durante cinco dias o Coração da Cidade transforma-se num mercado onde as pessoas desfavorecidas, previamente inscritas, se podem abastecer gratuitamente para a ceia de Natal.

“As pessoas que recebem ajuda, não a recebem gratuitamente – dão-nos quatro horas de trabalho mensal. As horas de trabalho traduzem-se em alimentos no mercado de Natal. O objectivo é deixarem de ser os ‘coitadinhos’ e trocarem alimento por trabalho”, explica a presidente do Coração da Cidade, Lassalete Santos.

Além das pessoas com carências económicas, estão ainda envolvidos nesta iniciativa de solidariedade mais de mil voluntários a troco de nada. Só da vontade de ajudar.

Lassalete Santos acusa a Câmara do Porto de falta de apoio, considerando que se verifica por parte da autarquia “um autismo para com a sociedade”. “Por vezes, em vez de ajudar, apenas atrapalha”, lamenta.

Texto e foto: Gina Macedo e Mariana Ferreira