Mariano Gago admite “criar novos cursos” de medicina que surjam em instituições privadas de ensino superior, desde que tenham qualidade.

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior esclareceu hoje, na Comissão de Educação, Ciência e Cultura, que nunca descartou a hipótese de abrir “durante esta legislatura” “novos cursos privados de medicina”. “Eu disse que não criava faculdades novas, mas que poderia criar novos cursos”, esclareceu.

A decisão está dependente do relatório final da Comissão Científica Internacional, que deverá estar concluído dentro de 40 dias. “No final de Janeiro do próximo ano haverá uma avaliação feita pela comissão internacional para as propostas de novos cursos de medicina. No mês seguinte tomarei as decisões que se revelarem adequadas”, garantiu Gago.

Em entrevista recente ao “Público”/Rádio Renascença, o ministro afirmou que “em nenhuma das propostas [apresentadas] foi demonstrado que tinha o mínimo de qualidade para ser autorizada a funcionar e que podia formar médicos”.

A audição de Mariano Gago na Comissão de Educação, Ciência e Cultura deve-se a um requerimento apresentado pelo CDS-PP, que foi aprovado por unanimidade. No requerimento, o CDS-PP defende a criação de cursos privados de medicina, por considerar esta situação “extremamente gravosa para o ensino superior privado, não só por colocar em causa o valor em si mesmo da liberdade de ensino, mas também perante as muitas carências reconhecidas no campo da saúde em Portugal”.

JPN/Lusa
Foto: SXC