Todos os produtos considerados perigosos e potencialmente poluentes que vinham a bordo do cargueiro “CP Valour”, encalhado na Praia do Norte, na ilha do Faial, nos Açores, já estão em terra, acondicionados em contentores.

O almirante Rodrigues Cabral, do Comando da Zona Marítima dos Açores, garantiu que o helicóptero pesado “Kamov 32” concluiu esta manhã a retirada das 19 toneladas de persulfato de sódio, o segundo produto mais perigoso que seguia a bordo do cargueiro.

Na semana passada, um helicóptero leve da Força Aérea removeu do interior do “CP Valour” oito toneladas de “triphenyl phosphite”, um produto não solúvel na água, considerado “nocivo, irritante e muito tóxico”, e ainda seis toneladas de líquidos inflamáveis.

As autoridades marítimas admitiam que o helicóptero pesado retirasse também 50 contentores vazios do interior do cargueiro, para evitar que as ondas do mar os pudessem arrastar para terra em dias de mau tempo, mas a inclinação que o navio apresenta – superior a 15 graus para estibordo -, inviabiliza esta operação.

O “CP Valour”, que saiu de Montreal, no Canadá, com destino a Valência, em Espanha, encalhou no dia 9 de Dezembro quando tentava fundear ao largo da costa Norte do Faial, devido a uma avaria.

JPN/Lusa
Foto: Quercus