O primeiro-ministro israelita, Ariel Sharon, abriu hoje, segunda-feira, os olhos “durante alguns segundos” pela primeira vez desde o acidente vascular cerebral, afirma o “site” do diário israelita Yediot Ahronot.

Segundo fonte do hospital Hadassah de Jerusalém, o chefe de governo israelita abriu os olhos depois de ouvir uma gravação da voz do neto. Contudo, os olhos de Sharon fecharam pouco depois. Uma outra fonte médica confirmou que Sharon abriu os olhos duas vezes.

Sharon ainda está sobre o efeito de sedativos depois de ter sido operado novamente no domingo.

Incerteza

Fontes hospitalares refreiam, contudo, o entusiasmo que a notícia podia causar, afirmando que é ainda muito cedo para saber se o acto de Sharon é um desenvolvimento ou apenas um reflexo.

“Abrir os olhos não tem qualquer significado clínico. Até um paciente em estado vegetativo abre os olhos. É um acto independente, mas um doente, mesmo em estado vegetativo, por vezes abre os olhos quando ouve o seu nome”, afirmou ao Yediot Ahronot, Martin Rabay, neurologista no hospital Assaf Harofeh.

Já Zeev Feldman, neurocirurgião no hospital Tel Hashomer, considera que “o facto de Sharon ter aberto os olhos assinala uma melhoria significativa. Isto significa um progresso substancial na Escala de Glasgow, que mede o nível de consciência [em casos de coma]”.

JPN
Foto: BGU