Está mais renhida a luta pelo primeiro lugar da Liga Portuguesa de Futebol. O FC Porto perdeu com o Estrela da Amadora por 2-1 e viu encurtar para três pontos a vantagem sobre o mais directo adversário, o Benfica.

Na Reboleira, Vítor Baía foi a figura pela negativa. Acompanhado pela defesa “azul-e-branca”, o guardião portista deu o mote para a vitória do Estrela, que sobe assim ao sétimo lugar, ultrapassando o Leiria. A poderosa armada atacante dos “dragões” (com Quaresma a meio-gás e onde Lucho González foi o mais inconformado) não foi suficiente para o onze da Reboleira, com Manu e Jordão em destaque.

Desta forma, o Benfica aproveitou para se aproximar do primeiro lugar e descolar-se do Nacional (empate com o Paços de Ferreira a duas bolas) ao vencer na Luz a Académica com três golos sem resposta. O resultado é, no entanto, pesado para os estudantes, sobretudo pela primeira parte, onde procuraram mais o golo. O penalty aos cinco minutos convertido por Simão e a boa exibição (mais uma) de Moretto sentenciaram o jogo para o lado dos “encarnados”, que já vão na oitava vitória consecutiva (sexta para o campeonato).

Nos lugares europeus, o Braga voltou às vitórias e está empatado com o Nacional no 3º lugar. Os minhotos venceram o Leiria por 1-0, golo de Wender.

O Sporting também venceu por 1-0 (frente ao Belenenses) e está agora a sete pontos do primeiro lugar.

O Vitória de Setúbal ainda não jogou. Fecha a jornada 19 frente ao Boavista (nono classificado) (20h30, Sport TV). Se vencerem, os sadinos voltam a colar-se aos de Alvalade.

Na zona dos “aflitos”, tudo na mesma. Naval e Guimarães empataram sem golos, enquanto o Penafiel perdeu com o Rio Ave por 2-0. Os vila-condenses ocupam um confortável 10º lugar, à frente do Marítimo.

David Pinto