A Walt Disney comprou a Pixar Animation Studios por cerca de 7,4 milhões de dólares.

A famosa produtora de desenhos animados há muito que pretendia alargar o contrato com a empresa de animação por computador de Steve Jobs, mas o desentendimento do ex-presidente da Disney com Jobs havia quebrado o acordo entre as duas partes, que terminava com a exibição do filme “Carros”.

Só que entretanto a Disney mudou de presidente – Bob Iger é o novo líder da empresa – e o acordo voltou a estar em cima da mesa, com outros moldes. A outrora parceria (a Disney apenas distribuía os filmes feitos pela Pixar) transformou-se em fusão e os responsáveis da Pixar têm agora lugar de decisões na Walt Disney.

Steve Jobs, o director da produtora de filmes por computador, tornou-se o maior accionista individual da Disney e vai sentar-se numa das cadeiras da chefia. Ed Catmull assume a presidência da divisão de animação da Disney e conta com a criatividade de John Lasseter, responsável por sucessos como “Toy Story” e o mais recente “Carros”.

Um dos pontos do acordo prevê a construção de atracções para os parques temáticos Disney com as personagens da Pixar. Para o presidente da Walt Disney, este acordo levará a empresa aos tempos áureos em que dominava o mercado da animação com filmes de qualidade.

David Pinto
Foto: DR