FC Porto, Sporting e Benfica venceram os respectivos jogos e mantêm acesa a luta pelo título nacional. Os “dragões” continuam na frente, com cinco pontos de vantagem sobre os rivais de Lisboa, depois de terem vencido o Belenenses (13º classificado) por 0-2.

Desde Dezembro que o Porto não fazia uma exibição digna de um líder de campeonato, mas a magia de Quaresma e a eficácia de Adriano valeram as palmas de Adriaanse e dos adeptos. A duas semanas do embate contra o Benfica, o FC Porto consegue manter uma distância que lhe permita ir à Luz ainda líder.

Para os lados da Segunda Circular, o Benfica terminou com a série de maus resultados no campeonato. Depois de levar de vencida o Nacional da Madeira a meio da semana para a Taça, o 4-0 frente ao já condenado Penafiel, último classificado da Liga, permitiu a Simão e companhia fazerem as pazes com os adeptos do clube “encarnado”.

Mais complicada foi a tarefa do Sporting. Só através de livres directos é que os leoninos levaram de vencida o Vitória de Setúbal (7º classificado). Valeu o pé direito de Carlos Martins que fez o primeiro golo e causou o segundo, de João Moutinho. A turma de Alvalade bateu os sadinos por 2-1.

O clube de Setúbal desceu de rendimento na segunda volta do campeonato e perde pontos a cada jornada para o imparável 6º classificado, o Boavista. Os “axadrezados” já vão na quinta vitória consecutiva, depois do triunfo frente à Académica (12º) por 2-0 e mordem os calcanhares ao Nacional da Madeira. Os insulares perderam com o Leiria (8º) e estão cada vez mais longe do trio da frente.

O Braga também escorregou (empate com o Estrela da Amadora a uma bola) e perdeu o comboio dos segundos classificados. Os bracarenses têm agora 41 pontos, o Nacional 39 e o Boavista 38.

O Guimarães conseguiu finalmente vencer uma partida. A proeza aconteceu na Madeira com o inevitável Saganowski a fazer o golo da vitória frente ao Marítimo (9º classificado). Tal como a Naval (que venceu o Rio Ave por 1-0), os vimaranenses chegam-se mais perto da linha de água. Três pontos separam os da Figueira da Foz do 15º lugar, pertença do Gil Vicente que perdeu frente ao Paços de Ferreira (13º).

David Pinto