O desafio era como fazer da tecnologia uma ajuda para pessoas que não sabem ler nem escrever. Do desafio surgiu um protótipo da Microsoft de um sistema que permite que pessoas com níveis de educação básica possam encontrar novos empregos na vizinhança.

A ideia principal é fazer com que as mulheres iletradas – as mais afectadas pelo desemprego – possam consultar nos computadores uma forma de arranjarem um novo emprego.

Com este sistema as pessoas ficam a saber através de imagens e mesmo vídeos onde existem empregos disponíveis e quanto vão ser pagas.

Para desenvolver este projecto, a Microsoft trabalhou com diversos centros de pesquisa na China, Índia, Inglaterra e Estados Unidos.

Citado pela Associated Press, o director do centro de pesquisa da Microsoft na Índia, P. Anandan afirmou que os “investigadores podem ir com uma ideia do que as pessoas precisam, mas uma vez no terreno e em contacto com elas é que se apercebem do que as pessoas realmente precisam”.

As imagens e vídeos que o sistema usa são “cartoons” realísticos escolhidos de forma cuidada para que deles se abstraia um significado que faça sentido para os utilizadores, explicou o supervisor do projecto, Kentaro Toyama.

Para tornar o sistema conhecido, os investigadores da Microsoft fizeram ainda um vídeo para que as mulheres vissem a importância do uso do sistema.

A implementação do sistema encontra um obstáculo: a maior parte das mulheres a quem se destina o sistema não tem computador em casa. A solução passa, para a Microsoft, em colocar o sistema em centros comunitários.

Maritza Silva
Foto: SXC