Cavaco Silva e José Socrates vão entender-se bem e o novo Presidente vai ser mais interventivo que os anteriores. É nisto que acreditam os portugueses, de acordo com o Barómetro Marktest para a TSF e “Diário de Notícias”, divulgado hoje, quinta-feira.

A sondagem revela que mais de dois terços dos inquiridos acredita numa boa relação entre os dois políticos – 58,7% prevêem uma “boa” coabitação, ao passo que 9,5% acreditam que a convivência será “muito boa”. Apenas 18,1% diz esperar um mau entendimento.

Quanto à intervenção do Chefe de Estado, a sondagem mostra que os portugueses (60,5%) esperam que a postura de Cavaco seja mais activa que a dos seus antecessores. Pelo contrário, 8,5% esperam um presidente menos interveniente.

A actuação de Cavaco Silva, desde a sua eleição, é classificada por 44,6% dos inquiridos de “positiva”, contrastando com a opinião de 20,1%, que a considera “negativa”.

Marcelo é o preferido para o PSD

Os dados do Barómetro revelam ainda que os portugueses escolhem Marcelo Rebelo de Sousa como sendo o melhor líder para o PSD.

O nome do comentador político surge à frente de Manuela Ferreira Leite ou do actual presidente, Marques Mendes. Marcelo recolhe 29% das preferências, enquanto que a ex-ministra se fica pelos 15% e Marques Mendes pelos 7,9%.

Surgem também na sondagem os nomes de António Borges, Luís Filipe Menezes e Santana Lopes. Borges iguala a percentagem de Marques Mendes (7,9%), logo seguido pelo autarca de Gaia (7,8%). Santana Lopes fica-se pelos 6,8% dos votos dos inquiridos.

A sondagem foi realizada a partir de 814 entrevistas feitas por via telefónica a maiores de 18 anos entre os dias 14 e 17 de Fevereiro. Tem uma margem de erro de 3,43%.

Sónia Santos
Foto: DR