Os alunos do curso de enfermagem da Escola Superior de Saúde de Bragança fecharam hoje, terça-feira, as instalações da instituição a cadeado. Na origem do protesto estão os problemas verificados nos estágios dos estudantes.

A Associação de Estudantes responsabiliza a direcção da escola, que pertence ao Instituto Politécnico de Bragança, pela má planificação dos estágios dos alunos do curso de enfermagem.

Em declarações ao JPN, o presidente da Associação de Estudantes, José Antunes, afirma que os alunos “já tinham previsto esta situação há muito tempo atrás, e tentaram encontrar uma solução para o problema junto da direcção da escola”. José Antunes garante que “a direcção assegurou que os estágios estariam garantidos nas melhores condições”.

Um dos problemas apontados pelos estudantes é a falta de orientadores para o estágio, facto que agravou ainda mais a situação.

José Antunes levanta ainda o problema da “falta de comunicação entre a direcção da escola e os alunos e entre a direcção da escola e o Hospital [Distrital de Bragança]” .

O excesso de estagiários no hospital levou a que os alunos fossem “convidados a ficar em casa devido à saturação dos estágios”.

De acordo com o presidente da Associação de Estudantes, a direcção da escola encontra-se em negociações com a direcção do Hospital de Bragança para encontrarem uma solução o mais brevemente possível. O JPN tentou, sem sucesso, contactar a direcção da Escola Superior de Saúde.

Os alunos vão agora elaborar um comunicado interno, a distribuir na escola e também pelas entidades públicas da cidade, enquanto esperam pela resolução do problema.

Ricardo Bastos
Foto: SXC