Os conhecimentos ambientais dos jovens portugueses são hoje, quinta-feira, avaliados na segunda eliminatória das XI Olimpíadas do Ambiente. O projecto – uma iniciativa conjunta da Quercus e da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa – conta com a participação de 400 escolas de ensino básico e secundário.

Na iniciativa, já conhecida como um dos mais inovadores projectos de educação ambiental, inscreveram-se um total de 30 mil alunos, dos quais foram seleccionados cerca de 2.000 que disputam hoje a representação na final nacional do seu distrito/ilha.

Nesta segunda etapa, de um conjunto de três fases de provas, os distritos do Porto, Lisboa e Aveiro são os que têm mais jovens a participar, com uma representação de cerca de 45% (as escolas do Porto participam com 421 jovens, Lisboa com 224 e Aveiro com 201). No entanto, foi a EB 2,3 Júlio de Carvalhal, de Vila Real, que apresentou melhores resultados na primeira fase das olimpíadas, com 16 dos melhores concorrentes.

O concurso é promovido com o objectivo de mobilizar e sensibilizar a comunidade escolar para os problemas do ambiente e da conservação da Natureza. No entanto, como afirmou Marta Pinto, coordenadora das olimpíadas, ao JPN, os alunos não são convidados a participar com vista a ganhar algum prémio. “Acima de tudo, o maior prémio que têm é o de levar a sua escola à grande final”, disse.

Este ano, a edição das Olimpíadas do Ambiente conta com o apoio de algumas entidades, como a Águas de Gaia, a Águas de Douro e Paiva e os hipermercados Continente, e “está a tentar angariar alguns prémios para os finalistas”.

Nesta segunda eliminatória, de nível regional, serão seleccionados os 80 participantes que vão representar o seu distrito/ilha na final nacional, a ter lugar nos dias 11, 12 e 13 de Maio na Escola Profissional Agrícola Conde de S.Bento, em Santo Tirso.

O método de selecção consiste num teste que aborda questões como a conservação da Natureza, recursos naturais, ameaças globais e política ambiental.

As Olimpíadas do Ambiente, que tiveram a sua primeira edição em 1994, abrangem cada vez mais jovens em idade escolar. No total, já participaram cerca de 300 mil alunos por todo o país.

Rita Pinheiro Braga