Metade dos portugueses tem dificuldade em memorizar os códigos dos seus cartões de telemóvel e um terço dos inquiridos partilha esses mesmos códigos com pessoas que lhes são próximas. Dos utilizadores de cartões, as mulheres são as que mais partilham os códigos de acesso aos cartões com homens.

O estudo hoje, quinta-feira, divulgado pela Card Protection Plan (CPP) e noticiado pela Rádio Renascença, revela hábitos pouco seguros relativamente aos códigos PIN. É mais provável que os homens guardem uma cópia dos seus códigos na carteira, junto dos cartões. Já as mulheres preferem escrever os números numa agenda.

68% dos utilizadores de cartões não altera periodicamente os números do código – outro hábito dos portugueses que põe em risco a segurança do cartão – e mais do que um terço dos inquiridos usa o mesmo código de acesso para todos os cartões.

Segundo o CPP, 7% dos portugueses usa números do seu telefone no código dos cartões. Na escolha dos PINS, as mulheres preferem usar datas específicas, enquanto os homens escolhem números aleatórios.

As conclusões do estudo elaborado pelo CPP, a empresa de protecção de cartões, tiveram como base um inquérito realizado a 3000 pessoas.

Inês Castanheira

Foto:SXC