A Comissão de Utentes da Linha da Póvoa (CULP) marcou presença na inauguração da Linha Vermelha que liga a Senhora da Hora à Póvoa de Varzim, mas não abalou o clima festivo que se vivia. Não chegaram a protestar contra o tarifário e a falta de conforto nas carruagens do metro como tinham anunciado ontem, sexta-feira

A CULP limitou-se a entregar uma carta ao Ministro dos Transportes e das Obras Públicas, Mário Lino, explicando as suas principais reivindicações.

Na carta dirigida ao ministro, a CULP dá conta de três “preocupações fundamentais”. Explica que a viatura EUROTRAM que se encontra em circulação, sendo de características urbanas, não tem capacidade suficiente para fazer viagens de longo curso e não oferece a comodidade desejada aos utentes.

“A carruagem normal do metro é aceitável para as deslocações dentro das cidades, mas não se adequa a percursos longos e pendulares de demorada permanência na viatura”, vincou o porta-voz da comissão, Armando Herculano.

A carta entregue ao ministro acrescenta ainda que “é necessária e urgente a compra de viaturas de características aproximadas às do comboio, ‘Tram-Train’, sem o qual o serviço de transporte nesta linha será sempre uma regressão de qualidade incompreensível após o elevado investimento efectuado”.

Outra das reivindicações da CULP prende-se com o tarifário. Os preços em vigor na rede de transportes da Área Metropolitana do Porto são os do chamado “Andante”. De acordo com a CULP, o tarifário “é manifestamente exagerado”.

“O acréscimo que se registará no preço, face aos preços que eram anteriormente praticados pela CP, não tem correspondência nem na inflação nem no aumento da qualidade da viagem”, explicou Armando Herculano.

Por último, a comissão da Póvoa lembra que os anunciados passes sociais terão uma redução de preço inferior ao desconto praticado actualmente para estudantes, crianças e idosos: a redução actual é de 50%, mas passará a ser de 47% para idosos e de 25% para crianças e estudantes.

Em resposta, Mário Lino prometeu ler com atenção o documento entregue pela CULP e tratar, com celeridade, os problemas passíveis de serem resolvidos.

Texto e foto: Paula Teixeira