Para assinalar o Dia Mundial da Água, a Câmara Municipal do Porto (CMP) inaugurou hoje, quarta-feira, o Parque Nova Sintra dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) do Porto.

Cerca de 1100 crianças de mais de 58 escolas do concelho inauguraram o parque e assistiram a uma representação de teatro alusiva ao tema ciclo da água. “Temos de procurar criar uma pedagogia ambiental nas crianças. A área do ambiente necessita de fomentar uma atitude cívica desde cedo”, aludiu o vereador do ambiente da CMP, Álvaro Castello-Branco.

Quem percorre a mata Nova Sintra pode ver fontes e chafarizes antigos que antes estavam votados ao abandono e espalhados pela cidade do Porto. Na visita desta manhã, a chefe de divisão dos serviços administrativos dos SMAS, Maria José Macieira, descreveu a colecção única de fontes e chafarizes que foram transferidos para este parque. “O objectivo é preservar a história do abastecimento de água da cidade do Porto”, disse a responsável dos SMAS.

Também Álvaro Castello-Branco sublinhou as potencialidades deste parque. “São fontes que traduzem bem a história do abastecimento da água à cidade do Porto. Cada fonte está ligada a um período da história e a um ponto específico da cidade. Do ponto de vista histórico, esta mata encerra uma riqueza patrimonial muito importante, daí que este dia seja histórico para a cidade e para os SMAS do Porto”, vincou Álvaro Castello-Branco.

O Parque Nova Sintra tem uma extensão de mais de 68 metros quadrados e contém diversas espécies de árvores oriundas de vários países. Desde a Criptoméria do Japão à Acácia da Austrália, o património vegetal deste parque é rico e raro, daí que os SMAS tenham “insistido na sua reabilitação”, frisou Maria José Macieira.

Além do espaço verde, os portuenses vão poder beneficiar de uma vista privilegiada sobre o rio Douro. O Parque Nova Sintra está aberto ao público de segunda a sexta das 9h00 às 17h30. Ao fim-de-semana é necessária marcação prévia e autorização dos SMAS.

Paula Teixeira
Foto: DR