Começou hoje, quinta-feira, em Bruxelas, o Conselho Europeu de Primavera, no qual vão ser debatidas pelos líderes dos 25 países da União Europeia (UE) novas políticas para a dinamização da economia comunitária. A Cimeira da Primavera termina amanhã.

Apesar de o principal objectivo ser o relançamento da economia, o desacordo existente entre a Itália e países como a França sobre o chamado “nacionalismo económico” tem vindo a ensombrar esta reunião.

O “nacionalismo económico” é uma política de países como a França e Polónia, que impede a aquisição de grandes empresas nacionais por empresas estrangeiras.

Exemplo deste tipo de proteccionismo é a oposição do Governo espanhol à OPA (Oferta Pública de Aquisição) da alemã E.On sobre a Endesa, maior distribuidora de electricidade em Espanha. Madrid, por outro lado, já vê com bons olhos a OPA lançada pela catalã Gas Natural sobre a mesma empresa eléctrica.

O primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, prepara-se para apresentar uma proposta em que mostra o seu desacordo em relação a esta política proteccionista.

Apoiado pela maioria dos países nórdicos, tipicamente mais favoráveis à abertura do mercado, Berlusconi depara-se com a forte oposição da França e com as suspeitas de que apenas irá apresentar esta proposta por motivos de política interna, devido às eleições italianas, que vão decorrer a 9 de Abril.

Tiago Dias
Foto: UE