A Escola Secundária Alexandre Herculano no Porto é este ano a anfitriã da final das Olimpíadas da Matemática. Os 60 alunos apurados vão ser recebidos hoje, quinta-feira, ao final da tarde e durante o fim-de-semana decorrerão as provas e a entrega dos prémios.

De acordo com Luísa Vale, da organização do evento, as Olimpíadas têm como objectivo incentivar o gosto dos alunos pela matemática, promover o espírito de grupo e a capacidade para enfrentar desafios. Podem também servir para detectar algumas vocações mais precoces.

Num país onde existe uma taxa elevada de insucesso escolar na disciplina, Luísa Vale destaca que a melhor forma de combater o desânimo é “incentivando este tipo de actividades”. “Dentro das próprias aulas ter uma parte lúdica, como dedicar 15 minutos da aula com uma actividade que envolva um conceito matemático”, exemplifica.

O processo das Olimpíadas decorreu em três fases: a primeira, aberta a todas as escolas e a todos os alunos que se quiseram inscrever, a segunda eliminatória funciona como uma final regional. Por fim, os 60 melhores dessa eliminatória integram a final.

Sónia Santos
Foto: SXC