A seis jornadas do término do campeonato, cada jogo é uma final para os candidatos ao título. A apenas uma ronda do Sporting-FC Porto, que pode decidir qual dos dois será campeão este ano, “leões” e “dragões” travam confrontos com clubes “aflitos”.

O Sporting encontra o Guimarães amanhã, sábado (19h15, SportTV). O clube de Alvalade, segundo classificado, quer os três pontos para não perder terreno na corrida ao título. Com o plantel na máxima força, a formação leonina procura a décima vitória consecutiva no campeonato e a sétima no Estádio D. Afonso Henriques.

Liedson, que saiu tocado na última jornada, foi poupado dos treinos por Paulo Bento. Mesmo assim, o “Levezinho” deve ser titular, fazendo dupla atacante com Deivid, que regressou do Brasil. O avançado foi autorizado pela SAD leonina a ausentar-se devido ao nascimento do filho. Caneira e Custódio também estão de volta à convocatória do técnico português. Pelo sentido contrário vão Romagnoli e Luís Loureiro.

Já para os “vimaranenses”, o próximo jogo pode ser decisivo para o clube sair da zona de descida. Apesar de não perder há sete jogos, a formação de Vitor Pontes também não vence e continua aflita no 16º lugar da Liga. O polaco Saganowski é a grande dúvida no clube da “cidade berço”. O avançado não tem treinado devido a lesão e pode ser substituído por Antchouet.

Porto tenta recuperar Lucho para Alvalade

Para os lados do Dragão, as atenções estão voltadas para a recuperação de Lucho González. Já se sabe que o médio argentino vai ficar de fora no próximo jogo, mas o departamento médico portista tenta recuperá-lo para o embate decisivo com o Sporting.

Jorginho deve tomar o lugar de Lucho, frente ao Gil Vicente (domingo, 20h15, SportTV). Paulo Assunção, que esteve gripado durante a semana, também está apto para defrontar a formação de Barcelos. Para o encontro com os gilistas, a grande questão é saber em quem Co Adriaanse irá confiar para o lado esquerdo. Ivanildo, Lisandro, Marek Cech, Alan ou Anderson são potenciais candidatos ao lugar.

De pedra e cal no onze do Porto está Pepe. As boas exibições do brasileiro despertam o interesse de grandes clubes estrangeiros como o Deportivo da Corunha ou o Bayern de Munique. No entanto, a SAD portista estabeleceu um preço para “dispensar” o jovem defesa: Pepe só sairá do Dragão por 20 milhões de euros.

Benfica sem Nuno Gomes ainda na ressaca da “Champions”

No Benfica, Nuno Gomes e Nelson estão em dúvida para a partida frente ao Belenenses (sábado, 21h15, TVI). Se o camisola 21 não jogar Miccoli e Marcel são fortes candidatos à titularidade. O italiano esteve em grande na partida frente ao Barcelona, enquanto que o brasileiro vindo da Académica tem estado com o “pé quente” nos treinos – Marcel marcou cinco na “peladinha” e mostrou a Koeman que também tem valor para o onze “encarnado”.

Ricardo Rocha deve continuar no lado direito da defesa, depois da boa exibição no jogo da Liga dos Campeões, onde “tapou” Ronaldinho Gaúcho. O clube da Luz quer vencer para assegurar, pelo menos, o terceiro lugar que lhes dá acesso à próxima Liga do Campeões.

Maritza Silva
Foto: UEFA