O Presidente da República, Cavaco Silva, reuniu hoje de manhã, sexta-feira, com o presidente do Conselho Permanente das Comunidades Portuguesas, Carlos Pereira, para discutir a situação dos emigrantes portugueses no Canadá. No final do encontro, Carlos Pereira disse que Cavaco “tem acompanhado o caso e manifestou-se preocupado com a situação”.

Freitas do Amaral está desde quarta-feira no Canadá para tentar resolver a situação dos emigrantes portugueses. O ministro dos Negócios Estrangeiros português reuniu-se com o seu homólogo e garantiu que está em negociações para se diferenciarem as deportações e para que se atenda ao número de anos de permanência dos emigrantes.

Freitas do Amaral continua no Canadá e reúne hoje com alguns membros da comunidade portuguesa em Toronto.

Em declarações ao JPN, Luís Anastácio, emigrante português residente na periferia de Toronto, afirma que as deportações são gerais. “Não são só portugueses que se vão embora. Só chineses são 130 mil, [há também] italianos, paquistaneses, gregos, polacos e ucranianos”, disse.

Sobre a visita de Freitas do Amaral a Toronto, o emigrante português acredita que as negociações não devem resolver o problema dos emigrantes. Luís Anastácio refere ainda a questão política e o novo governo recentemente empossado. “Entrou um novo partido há um cerca de um mês, e desde logo começaram a mandar as pessoas embora”.

Durante a manhã de hoje, chegaram ao Porto mais famílias deportadas do Canadá e, segundo António Braga, secretário de Estado das Comunidades, até ao final do ano vão ser expulsos do Canadá três centenas de portugueses.

Ana Rita Basto
Foto: DR