A operação “Polícia Sempre Presente – Páscoa em Segurança 2006” começa já quarta-feira. A PSP vai aumentar o número de agentes nas ruas e nas estradas para prevenir o número de acidentes e a insegurança no período da Páscoa.

Em comunicado, a PSP anunciou que a operação decorrerá entre os dias 5 e 17 de Abril e abrangerá todo o país, com especial incidência para as zonas comerciais e turísticas, centrais de transportes públicos, locais de diversão nocturna, escolas e estradas, consideradas “áreas criticas”.

No que diz respeito ao reforço de agentes e meios nas escolas, a nota da PSP refere que vai reforçar o Programa Escola Segura, colocando mais carros-patrulha e postos móveis nas zonas comerciais e turísticas.

A PSP garante, ainda, que irá exercer um maior controlo do trânsito automóvel durante esta quadra. A polícia recomenda aos condutores que não bebam quando vão conduzir a seguir, verifiquem as condições da viatura antes de começar a viagem, não deixem objectos no interior do carro caso se ausentem, não transportem muito dinheiro e viajem só com os documentos necessários.

Estas medidas de segurança devem-se ao aumento de “movimentação rodoviária e populacional” que se regista sempre em épocas de festa, situação que “potencia um aumento da sinistralidade rodoviária com consequências gravosas para a segurança genérica dos cidadãos”.

Segundo dados de anos anteriores, a sinistralidade que se verifica nesta época do ano é fruto de “excesso de velocidade e condução sob o efeito do álcool”.

Paula Teixeira
Foto: SXC