As vitórias de FC Porto e Sporting abrem o apetite para a próxima jornada. Separados apenas por dois pontos, os dois clubes defrontam-se na próxima jornada, naquele que é considerado por muitos como o jogo do título. O Benfica conseguiu uma vitória moralizadora frente ao Belenenses e continua na tímida perseguição aos primeiros lugares do campeonato. Os “encarnados” perdem Nuno Gomes, lesionado, para o jogo com o Barcelona de quarta-feira, mas confirmam o bom momento de forma do italiano Miccoli.

O FC Porto venceu, sem dificuldades, o “aflito” Gil Vicente. Num jogo em que os três golos marcados foram a expressão do domínio portista, Co Adrianse voltou a fazer mudanças na equipa. A aposta em Marek Cech para substituir Lucho deu frutos, com o eslovaco a estrear-se a marcar na Liga. Os outros dois golos dos “azuis e brancos” foram marcados por Quaresma (na conversão de uma grande penalidade) e por Ibson. De destacar ainda as expulsões dos gilistas Braima e Bruno Tiago. Os “dragões” somam assim a quinta vitória consecutiva sem sofrer golos. O Gil Vicente mantém-se abaixo da linha de água, logo a seguir ao Penafiel.

O Sporting foi à cidade berço vencer o Guimarães por 0-1. Apesar de uma exibição consistente dos vitorianos, os “leões” não quiseram deixar fugir o FC Porto no topo da Liga e asseguraram a décima vitória consecutiva no campeonato. Apesar de terem marcado tarde (o golo de Lieson foi marcado aos 80 minutos), os pupilos de Paulo Bento dominaram durante toda a segunda parte com o seu futebol inteligente e objectivo. Liedson foi mais uma vez decisivo para os “verdes e brancos” ao marcar o golo da vitória. O “Levezinho” soma assim 14 tentos na Liga e aproxima-se de Nuno Gomes, actualmente o melhor marcador com quinze golos.

Nas véspera do jogo decisivo em Camp Nou, o Benfica foi ao Restelo vencer o Belenenses por 1-2. Os “encarnados” conseguiram recuperar de uma desvantagem de um golo, já que foi o Belenenses que se adiantou no marcador por José Pedro. Miccoli acaba por ser a figura do jogo, não só pelo golo que marcou, mas também pela exibição. O jogo fica ainda marcado pela lesão de Nuno Gomes. Por outro lado, o Belenenses confirma a má campanha em casa. O clube da Cruz de Cristo soma já oito derrotas no seu estádio.

No jogo que abriu a jornada, o Braga derrotou o Nacional pela margem mínima. Num jogo com muitas oportunidades para ambas equipas, os bracarenses levaram a melhor sobre um Nacional em queda.

Outra equipa a vencer em casa foi a Naval. Mas a vitória não foi tarefa fácil, uma vez que o Paços de Ferreiradesperdiçou um penalti logo no início da partida. Num jogo fraco em oportunidades, o golo da Naval acabou por surgir no final da partida por Fajardo. Com este trinfo a equipa de Rogério Gonçalves fica a duas vitórias da manutenção.

O jogo do Estrela da Amadora com a Académica fica marcado por mais uma reviravolta. Os “estudantes” foram os primeiros a marcar e estiveram mesmo a ganhar por 0-2 mas os da Reboleira não deixaram de acreditar, dando a volta ao marcador aos 89 e 90 minutos. O Estrela conseguiu assim três preciosos pontos na luta pela manutenção.

O Penafiel e a União de Leiria empataram a uma bola. Os golos foram marcados no primeiro e no último minuto. Diallo marcou pelo Penafiel e Lourenço conseguiu o empate para a equipa de Jorge Jesus.

Igual desfecho teve o BoavistaMarítimo. Os “axadrezados” chegaram primeiro ao golo mas acabaram por ceder o empate aos insulares. O Boavista já não ganha há cinco jornadas, o Marítimo conquista um ponto importante para a permanência.

A fechar a jornada, jogam hoje Rio Ave e Setúbal. A atravessar um bom período, os sadinos esperam não perder pontos em Vila do Conde.

Sónia Santos