A jornada em que se discutia a liderança da Liga ficou definitivamente pintada de azul e branco. No topo da tabela houve resultados para todos os gostos. Contas feitas, o FC Porto venceu o Sporting e o Benfica não foi além de um empate, com o golo que garantiu o ponto aos “encarnados” a ser marcado no último minuto da partida. Assim sendo, o FC Porto deu um passo de gigante para a conquista do título nacional, vendo os seus adversários mais distantes e a sua liderança mais sólida e tranquila.

O Porto foi a Alvalade conquistar a vitória frente ao Sporting por 0-1. O golo dos “dragões” foi marcado perto do final da partida por Jorginho, num jogo em que houve pouco espectáculo. O FC Porto foi a melhor equipa em campo e acabou por conquistar os três pontos, que lhe garante um resto de campeonato tranquilo. Com esta derrota, os “leões” deixam fugir o FC Porto, que está a cinco pontos, e não podem perder pontos para garantir o segundo lugar e o acesso à Liga dos Campeões.

O fim de tarde não foi agradável para os adeptos do Benfica que se deslocaram à Luz. Com possibilidade de encurtar a distância frente ao Sporting, as “águias” não foram além de um decepcionante empate frente ao Marítimo. O Benfica foi muito pouco ambicioso e comprometeu o acesso directo à “Champions”. O Marítimo esteve a um passo de quase garantir a manutenção mas, mesmo assim, conquistou um ponto importante frente aos encarnados.

Nos restantes jogos, o Nacional recebeu e goleou o Belenenses por 4-0. Há sete jogos sem vencer, o Nacional consegue o seu regresso às vitórias frente a um Belenenses em crise de resultados. As contas complicam-se para equipa de José Couceiro, que não consegue fugir aos perigosos lugares da descida. O Nacional iguala o Boavista no 5º lugar e espera agora pelo jogo dos “axadrezados”. O Boavista desloca-se hoje, segunda-feira, à noite à casa do Penafiel, já despromovido, no jogo que encerra a jornada.

Outro candidato à Europa é o Braga, que perdeu frente ao Setúbal, que voltou às vitórias. O Braga continua tranquilo no quarto lugar, mas perdeu a hipótese de encurtar a distância face ao Benfica. A equipa de Setúbal assegurou nesta jornada a participação na Taça UEFA, como finalista da Taça de Portugal, uma vez que o outro finalista – o FC Porto – já não pode, matematicamente, ficar abaixo do terceiro posto no campeonato.

Outra equipa a vencer pela margem mínima foi a União de Leiria, que derrotou o Guimarães com um golo de Lourenço. O jogador leiriense entrou para decidir a partida e confirmar cada vez mais o mau momento dos vitorianos, que têm deixado fugir a vitória nos últimos jogos.

Mais golos tiveram os restantes jogos da Liga. O Paços de Ferreira venceu o Rio Ave por 2-1. Num jogo de fraca qualidade, os pacenses conseguiram uma vitória importante para a manutenção com golos de Rui Dolores e João Paulo. As equipas estão agora com 34 pontos, assim como o Belenenses e a Académica.

Os estudantes voltaram a perder pontos, depois de, tal como na jornada passada, estarem a vencer por duas bolas a zero. O jogo com a Naval foi polémico, já que a formação de Coimbra terminou o jogo com oito jogadores. Até o treinador Nelo Vingada foi, pela primeira vez na sua carreira de treinador, expulso do banco.

Polémico foi também o jogo que opôs Gil Vicente e Estrela de Amadora. A partida terminou com um empate a uma bola, mas os gilistas queixam-se da arbitragem, alegando que a bola não entrou na baliza no golo do Estrela. Este empate deixa a equipa da Reboleira a meio da tabela, enquanto que os minhotos continuam abaixo da linha de água.

Sónia Santos