Foi hoje, terça-feira, oficialmente apresentado o Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel (CEIIA), um centro de engenharia que visa o desenvolvimento de produtos de valor acrescentado para o sector automóvel. O futuro “cluster automóvel” vai ficar sedeado na Maia.

Depois de um investimento de 10 milhões de euros, os fundadores do CEIIA têm esperança de ver o seu investimento compensado em poucos anos. Este “cluster” tem um capital privado de 54% e 46% de capital público.

A cerimónia de apresentação do CEIIA contou com a presença do ministro da economia, Manuel Pinho (na foto). Para o ministro, este é “um projecto verdadeiramente inovador e exemplo de como o Plano Tecnológico já está a dar os seus frutos”.

“O Plano Tecnológico é uma estratégia deste governo. Queremos abrir os horizontes de Portugal e colocá-lo na rota empresarial dos maiores investidores mundiais. O Plano Tecnológico não é um mero enunciado de intenções, é uma atitude voltada para a inovação”, ilustrou o ministro Manuel Pinho.

O CEIIA promete uma nova estratégia empresarial para o sector automóvel. O processo inicia-se com a produção de componentes de baixo valor acrescentado e segue um ciclo orientado pela concepção, desenvolvimento e produção de módulos e sistemas.

Os projectos deste novo centro de engenharia resultam da parceria entre empresas nacionais e internacionais que incluem instituições de ensino como a Universidade do Minho (UM), a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e o Instituto Superior Técnico (IST).

“Projectar Portugal no mundo da indústria automóvel”

Manuel Pinho com Sérgio PininfarinaOs objectivos principais deste centro são a valorização empresarial da tecnologia concebida e desenvolvida no nosso país, a atracção para Portugal de novos projectos no sector automóvel, a promoção de programas de doutoramento e mestrado voltados para a ciência e inovação e o estímulo à participação de quadros das empresas em actividades de investigação e desenvolvimento (I&D).

Manuel Pinho explicou que “o CEIIA vai servir para afirmar Portugal a nível da indústria automóvel mundial. Os protocolos assinados hoje servem para assinalar a intenção deste Governo abrir as portas e estar receptivo aos investimentos e ideias de empresas internacionais competitivas e com provas dadas no mercado mundial”.

O CEIIA conta com a parceria de empresas de renome internacional no campo automóvel, produção de materiais e orientação de projectos. Os principais parceiros do “cluster” da Maia são a Pininfarina, uma empresa que prima pela “coerência da sua estratégia produtiva”, pelo “crescimento acentuado” e pela “estabilidade e perspectivas de desenvolvimento na indústria automóvel”, e o Centro Tecnológico de Automoción da Galiza (CTAG). A parceria com o CTAG tem a intenção de “promover o desenvolvimento da plataforma tecnológica Norte de Portugal/Galiza”.

No decorrer da cerimónia, foram assinados dois protocolos. Um entre o CEIIA e a Pininfarina, representada pelo seu presidente Sérgio Pininfarina (na foto), e outro entre a Autoeuropa e as instituições de ensino que integram a Rede de Excelência para o Desenvolvimento da Indústria Automóvel em Portugal (REDIA).

O CEIIA já está a trabalhar em pleno desde Setembro de 2005 e conta com uma carteira de quase 30 clientes nacionais e estrangeiros. Em 2005, o centro tinha como colaboradores cerca de 20 engenheiros, número que se prevê que aumente para 50 até 2007.

Durante a apresentação oficial, o ministro da Economia pode ver e sentar-se ao volante do novo “Enjoy”, um veículo de produção da Pininfarina, projectado e concebido parcialmente por engenheiros do CEIIA.

Texto e fotos: Paula Teixeira