A construção integral da Auto-Estrada nº 4, que irá ligar Amarante a Quintanilha, vai ser hoje, sexta-feira, apresentada por José Sócrates em Bragança, no decorrer de uma visita de dois dias do primeiro-ministro ao distrito. A proposta a ser anunciada corresponde à designada “solução dois”, construção da A4 pelo Marão, paralela ao IP4.

Os autarcas da região têm vindo a contestar a escolha, pois preferiam a “solução quatro”, que previa uma ligação entre Mesão Frio, Régua e Santa Marta. Para aproveitar a passagem do primeiro-ministro, os autarcas locais vão pedir a construção de mais algumas estradas ao Governo.

O distrito de Bragança foi o único excluído da rede de auto-estradas. O autarca da cidade, Jorge Nunes, está descontente e quer uma ligação entre Bragança e Pueblo de Sanabria. Uma construção que pode surgir do prolongamento entre o IP2 e fazendo a ligaçao à A52 espanhola.

O Governo vai ainda anunciar o lançamento do IC26, que numa primeira fase vai ligar Amarante à Régua, com passagem por Mesão Frio, uma alternativa à EN 108. O processo de construção deste itinerário está congelado desde 1994, depois do Instituto de Estradas de Portugal ter realizado um estudo em que considerou que os impactos ambientais seriam muito negativos para a área, hoje protegida pela UNESCO.

Hoje, à tarde, José Sócrates vai ainda participar na apresentação do novo dispositivo de combate a incêndios florestais e visitar a EB 2,3 de Macedo de Cavaleiros.

Amanhã, o primeiro-ministro vai dedicar o dia à agricultura, com a inauguração da nova barragem de Vale Torno-Mourão, onde também deverá apresentar a construção de uma outra barragem.

Rita Pinheiro Braga
Foto: Rita Pinheiro Braga/Arquivo JPN