Abriu hoje o novo posto de atendimento da Câmara de Gaia (CMG) que reúne numa só sala, com 10 balcões, múltiplos serviços anteriormente dispersos. É o “primeiro passo de uma reforma” que visa “aproximar o município do cidadão”, afirmou o presidente da Câmara, Luís Filipe Menezes, na inauguração do serviço.

Pedir licenças para exercício de actividade, requisitar certidões ou consultar processos em arquivo pode ser feito no mesmo “front office”, que representa um investimento de 250 mil euros. O objectivo, revelou o vice-presidente da autarquia, Marco António Costa, é dar uma “resposta personalizada às necessidades” dos cidadãos de Gaia.

A câmara quer ainda abrir postos de atendimento aos munícipes em locais como centros comerciais (o El Corte Inglés, que abre este mês, deverá ser um deles), em horários diferentes dos da administração pública.

A reorganização administrativa é o principal objectivo do mandato actual de Luís Filipe Menezes. “As pessoas têm que sentir que têm uma relação fácil e agradável [com a autarquia]”, disse o autarca. Além disso, “muitos trabalhadores da câmara não têm condições de trabalho”.

Polícia pode mudar de instalações

O presidente da CMG revelou ainda que alguns serviços técnicos podem sair do edifício da edilidade para outros locais. A autarquia propôs ao Ministério da Administração Interna, há “cinco, seis meses”, que as instalações da PSP, que funcionam contiguamente aos serviços camarários, sejam transferidas para outro local da Avenida da República, libertando assim espaço no edifício da CMG. Sem revelar onde funcionariam as novas instalações, Menezes disse que o ministério chefiado por António Costa mostrou “receptividade” à ideia.

As mudanças na forma de atendimento ao público são apenas um dos vectores da reforma administrativa na CMG, na qual se inclui também a integração num único compêndio de todos os regulamentos municipais (que estará disponível na Internet) e a reestruturação do organigrama da câmara, que dentro de um mês será votada na Assembleia Municipal.

A CMG pretende também reafectar “meios em função dos objectivos”. Nesse sentido, a recém-criada Agência Municipal de Promoção de Investimento de Gaia vai integrar vários funcionários camarários, que estão neste momento dispersos, num mesmo balcão que terá como missão estimular o relacionamento com os investidores. Tudo “sem aumentar custos de funcionamento”, disse Marco António Costa.

Texto e foto: Pedro Rios