Ronald Koeman abandonou o Benfica. Apesar de ainda ter mais um ano de contrato com o clube da Luz, o treinador holandês vai rumar para outras paragens. O PSV Eindhoven é a próxima equipa a ser orientada por Koeman.

O clube da primeira divisão da Holanda pagou ao Benfica para obter por duas temporadas os serviços do técnico que levou as “águias” aos quartos-de-final da Liga dos Campeões e ao terceiro lugar da Liga 2005/2006. Esta terá sido, aliás, uma das razões pelas quais o Benfica facilitou a saída do treinador. Outra terá sido a vontade de Ronald Koeman em regressar ao seu país.

Dirigentes do Benfica e do PSV reuniram-se toda a manhã e parte da tarde de segunda-feira para acordar os detalhes da transferência do técnico holandês. Koeman esteve presente em parte do encontro, até se ausentar para orientar o último treino na Luz e despedir-se dos jogadores.

No final da reunião, os dirigentes dos dois clubes e o técnico “encarnado” falaram aos jornalistas em conferência de imprensa. Luis Filipe Vieira, presidente do clube da Luz, confirmou a saída do treinador e especificou que se tratou de uma “transferência” e não de uma rescisão de contrato.

Ronald Koeman afirmou que continuaria a treinar o Benfica, se não tivesse surgido “esta oportunidade melhor” para a sua carreira.

Novo técnico só depois da digressão a Moçambique

Abordado sobre a questão do novo treinador, Luis Filipe Vieira foi enigmático. O presidente do Benfica afirmou que o clube não vai procurar outro técnico para os “encarnados” pelo menos nos próximos dias. O novo treinador das “águias” só deve ser conhecido depois da digressão a Moçambique. O adjunto Fernando Chalana assume provisoriamente o comando técnico da equipa.

David Pinto
Foto: UEFA