Uma forte explosão deflagrou, esta sexta-feira, num oleoduto da cidade de Ilado, nos arredores de Lagos, capital económica da Nigéria.

De acordo com as primeiras informações da Cruz Vermelha nigeriana, citada pela Agência France Presse, terão morrido cerca de 100 pessoas. No entanto, a televisão local nigeriana anuncia já a morte de 200 indivíduos na explosão.

Segundo Abiodun Orebiyi, chefe da Cruz Vermelha na Nigéria, as queimaduras são de tal gravidade que “os corpos não podem ser identificados”. O número de feridos é ainda incalculável.

O acidente foi confirmado pela polícia de Lagos, que, no entanto, negou que houvesse alguma vítima mortal. “Houve uma explosão nos arredores de Lagos mas não há registo de feridos. Tratou-se de um acidente”, explicou à Reuters um porta-voz da polícia nigeriana, Haz Iwendi.

O incidente terá ocorrido quando habitantes da zona recolhiam petróleo que jorrava de uma perfuração no oleoduto. Os funcionários da Cruz Vermelha daquele país encontraram no local do desastre cerca de 500 bidões que serviam para o transporte do petróleo retirado do oleoduto.

Esta prática recorrente de roubo de combustível, usado pelos pescadores da localidade para abastecer os barcos, tem causado centenas de mortes na Nigéria nos últimos anos.

A Nigéria é um dos maiores produtores de petróleo do planeta, mas a maior parte da sua população vive na pobreza.

David Pinto
c/agências