José Marques dos Santos foi hoje, quarta-feira, eleito reitor da Universidade do Porto (UP), com 139 dos 197 votos expressos, contra os 50 conseguidos pelo seu adversário, José Ferreira Gomes. Registaram-se oito votos em branco.

O escrutínio não contou com os 17 votos que cabiam à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, que boicotou a eleição em protesto contra a exclusão do Processo de Bolonha.

Com 59 anos, Marques dos Santos sucede a Novais Barbosa na liderança da UP. É professor catedrático da Faculdade de Engenharia da UP desde 1989, tendo assumido a direcção da faculdade entre 1990 e 2001. Foi vice-reitor desde Setembro de 2002.

Em entrevista ao JPN, antes das eleições, Marques dos Santos afirmou que o objectivo maior do seu mandato seria colocar a UP entre as 100 melhores universidades da Europa daqui a cinco anos e implementar um modelo de governação “mais eficaz que o actual”.

O até aqui vice-reitor da UP promete ainda ter uma “presença pública mais activa” do que Novais Barbosa e quer diversificar as fontes de financiamento da instituição.

Marques dos Santos toma posse a 3 de Julho.

Pedro Rios
Foto: Joana Beleza/Arquivo JPN