Deflagrou um incêndio hoje, quinta-feira, à hora de almoço, na sede da Portugal Telecom, na zona da Boavista, no Porto. O edifício foi evacuado para os bombeiros poderem proceder à extinção do fogo.

A origem do incêndio esteve na explosão de um transformador eléctrico, que estava no edifício.

Segundo os Bombeiros Voluntários Portuenses, os transformadores eléctricos estão normalmente situados em zonas “isoladas” dos edifícios, para que não haja perigo de alastramento das chamas.

Os Voluntários Portuenses, equipados com uma viatura, com cinco homens, e os Bombeiros Sapadores, com quatro carros com 15 elementos, acorreram ao local (no cruzamento das ruas João de Deus e Tenente Valadim).

Uma equipa da EDP foi chamada ao local para cortar o fornecimento de energia ao transformador que explodiu e causou o incêndio.

Os bombeiros conseguiram extinguir as chamas, mas o fumo negro e tóxico continua a sair do edifício.

Todos os funcionários sairam ilesos dado ter-se procedido à evacuação do edifício atempadamente.

No edifício da PT trabalham cerca de 600 pessoas, mas como o incêndio deflagrou à hora do almoço poucos trabalhadores estariam no local.

Especialistas já estão no local, mas ainda não conseguiram determinar a causa do incêndio. Os danos causados também ainda não foram contabilizados.

Gina Macedo