A Direcção-Geral de Agricultura (DGA) da Comissão Europeia está a analisar um pedido de comparticipação de três milhões de euros para compensar os prejuízos causados pela gripe das aves aos avicultores.

O Estado português formalizou o pedido aos serviços comunitários no passado dia 24 de Maio, que poderá ser analisado também pelo Comité de Gestão Agrícola, composto por especialistas dos 25 estados-membros.

As medidas de mercado de combate à gripe aviária, nomeadamente a eliminação dos ovos de incubação e dos pintos vivos e o aumento dos produtos congelados, afectaram os produtores avícolas em Portugal, pelo que o Estado vê-se agora na obrigação de os compensar e pediu ajudas à União Europeia.

O consumo de carne de aves e derivados diminuiu cerca de 15% em Portugal e os preços desceram cerca de 17%, refere o último relatório da União Europeia, divulgado a 7 de Abril.

O Plano Nacional de Contingência da gripe das aves continua a ser delineado e deverá estar concluído até ao fim do Verão, segundo adiantou ao “Jornal de Notícias” a subdirectora-geral de Saúde, Graça Freitas.

A gripe das aves ainda não chegou a Portugal mas já afectou vários países europeus. Os principais focos da doença estão no Egipto, Vietname e na Indonésia. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o vírus H5N1 já vitimou 128 pessoas em todo o mundo.

Catarina Abreu
Foto: SXC