Os jornalistas do Jornal de Notícias (JN) fizeram greve hoje, sexta-feira. Fonte daquele órgão de comunicação avança que na redacção do Porto houve uma adesão de 75%. Em Lisboa, os jornalistas não fizeram greve.

Apesar da grande adesão por parte dos jornalistas, a edição de amanhã está assegurada. Foi também convocada uma paralisação para todo o trabalho suplementar do dia 10 de Junho, feriado nacional. A administração da Global Notícias, que detém o jornal, rejeitou o acordo de princípios com os jornalistas, pelo que não foi retirado o pré-aviso de greve.

Os jornalistas estão contra o não pagamento do Prémio Objectivos de 2005, que a empresa alega não terem sido cumpridos. Os trabalhadores argumentam que são alheios à indefinição da propriedade da Global Notícias no ano passado, que poderá ter influenciado os resultados de 2005.

Os profissionais não concordam com o aumento salarial de 2,3%, actualização imposta sem qualquer negociação com os jornalistas. Os trabalhadores da Global Notícias querem dialogar com a empresa para alterar a situação ainda em 2006.

Catarina Abreu
Foto: Arquivo JPN