Cientistas norte-americanos desenvolveram um dispositivo que “sente” texturas tão precisamente quanto os dedos humanos. Fruto dos laboratórios da Universidade do Nebraska, o novo sensor táctil encontra-se muito à frente das tecnologias anteriores, cuja resolução máxima permite margens de erro de alguns milímetros, quando a sensibilidade da ponta dos dedos humanos abarca superfícies de apenas 40 mícrons, segundo a BBC Online, que cita um artigo publicado na revista “Science”.

A elevada precisão da nova tecnologia, desenvolvida por Ravi F. Saraf e Vivek Maheshwari (ambos na foto), deve-se à utilização de uma fina película de camadas de metal e nano-partículas semicondutoras que, quando sujeitas a pressões, produzem o que a equipa de investigadores define como “electroluminescência”, passível de captura por uma câmara, que apresenta uma imagem fiel das texturas “sentidas”.

A invenção permite uma precisão da imagem correspondente à força com que a película pressiona a superfície, potenciando uma sensação de tacto artificial muito superior às existentes até agora.

Este sentido de toque mais apurado permitirá a cirurgiões um nível de precisão e segurança fulcrais para o sucesso de micro-cirurgias invasivas e de tratamentos de cancro, já que com a implementação desta tecnologia será possível literalmente sentir se o tecido dos pacientes apresenta texturas anormais e cancerígenas, sem risco de danificação.

Os cientistas responsáveis pela invenção tentam agora aliar um sentido de detecção de micro-variações de temperatura a um já elevado sentido de tacto.

André Sá
Foto: Universidade do Nebraska