Estão encontradas as últimas selecções qualificadas para os oitavos-de-final do Campeonato do Mundo. Espanha, Ucrânia, Suiça e França apuraram-se hoje, sexta-feira, após vencerem na derradeira jornada da fase de grupos do Mundial.

De todas as equipas com chance de apuramento, a França foi a que teve tarefa mais complicada. Os gauleses tinham de vencer o Togo por uma diferença de dois golos e esperar que o resultado do outro jogo do Grupo G não lhe fosse desfavorável. Contra todas as probabilidades, os cálculos bateram certo e a selecção campeã do Mundo em 1998 conseguiu passar à próxima fase.

A partida contra o Togo não foi propriamente fácil. A selecção africana defendeu com unhas e dentes a possibilidade de conquistar os primeiros pontos no Mundial e a França demorava em encontrar o caminho para o golo. Trezeguet e Ribery falharam imensas oportunidades de golo na primeira parte. Mas no segundo tempo, os franceses continuaram a carregar e aos 54 minutos chegaram ao tão procurado golo, por Patrick Vieira. Seis minutos depois, a turma gaulesa dilatou a vantagem, através do inevitável Henry.

No outro jogo do grupo, a Suiça acabou por vencer a Coreia do Sul por 2-0 e dar uma “mãozinha preciosa” à França. Os helvéticos dominaram o jogo perante uma selecção asiática inconsequente na hora de atacar. Senderos, aos 23 minutos e Alexandre Frei, aos 77, fizeram os golos da vitória suiça, que ficou assim no primeiro lugar do grupo G. A França teve de se contentar com o segundo posto.

Espanha faz o pleno e Ucrânia segue em frente

Nos oitavos-de-final, os gauleses vão enfrentar a Espanha, líder incontestável do Grupo H e uma das selecções que melhor futebol tem praticado no Mundial. A equipa de Luis Aragonés terminou a fase de grupo invicta, depois de vencer com um onze de reserva a frágil Arábia Saudita por 1-0. O defesa Juanito fez o único tento da partida.

A outra selecção do grupo H a passar para os oitavos-de-final é a Ucrânia, que venceu a Tunísia também por 1-0. No entanto, a equipa europeia teve muitas dificuldades para ultrapassar os tunisinos. Só de grande penalidade a selecção do Leste conseguiu levar a bola à baliza africana. Shevchenko fez o golo do apuramento ucraniano, que joga com a Suiça nos oitavos-de-final.

David Pinto
Foto: UEFA