É o maior “PortoCartoon” de sempre, com 450 desenhos em cerca de 800 metros de exposição, para ver até 31 de Dezembro, no Museu Nacional da Imprensa (MNI), no Porto.

Este ano, na oitava edição do festival, considerado pela Federation of Cartoonists’ Organisations (FECO) como um dos três principais certames do género, o “PortoCartoon” acolhe, para além dos seleccionados do concurso, duas mostras internacionais.

“Pela primeira vez existe num festival um conjunto tão significativo de ‘cartoons’ do melhor que se produziu nos últimos 32 anos”, referiu o director do MNI, Luís Humberto Marcos, ontem, quinta-feira, na inauguração do “PortoCartoon”.

Lamentando a ausência de um membro do Governo, pela “primeira vez” desde que o festival foi criado, o director do museu sublinhou que o “PortoCartoon” existe devido aos cartoonistas, que conseguem “transformar o cinzentismo da vida numa coisa alegre e inteligente”.

Este ano o tema escolhido foi “A Desertificação e a Degradação da Terra”, já que 2006 foi declarado pela ONU como Ano Internacional da Desertificação. O primeiro prémio (na imagem), entregue ao turco Musa Gümüs, mostra um esquimó que faz um furo no gelo polar e encontra terra em vez de água. O público tem agora a possibilidade de votar no seu “cartoon” preferido. O vencedor terá, no próximo ano, direito a uma exposição individual no MNI.

Entre os trabalhos expostos, há imagens como um homem à frente de uma porta que só leva a mais deserto, um cigarro apagado num globo feito cinzeiro ou a Terra vista como uma bolha perdida no espaço ameaçada por um cacto gigante. Muitos dos trabalhos na categoria tema livre promovem a reflexão sobre a recente polémica das caricaturas de Maomé.

Novas mostras

Para além dos premiados e das menções honrosas, expostos na nova Galeria Internacional da Caricatura, o MNI mostra cerca de uma centena de trabalhos vindos da cidade paulista de Piracicaba, no Brasil, e vários desenhos premiados pela FECO. Presente na inauguração, a secretária de Acção Cultural de Piracicaba, Rosanela Comolese, classificou o “PortoCartoon” como o “festival do arrojo e irreverência, onde a linguagem gráfica fala por si só”.

Este fim-de-semana, o “PortoCartoon” lança o desenho humorístico para a rua na “Festa da Caricatura”. Durante as tardes de sábado e domingo, uma dúzia de desenhadores nacionais e estrangeiros vão fazer caricaturas ao vivo na Baixa do Porto.

A partir de hoje à tarde, o Palácio da Bolsa acolhe a primeira mostra “Vinho do Porto no Humor Mundial”, que reúne mais de meia centena de desenhos de todo o mundo.

Pedro Rios
prr @ icicom.up.pt
Foto: “Eskimo”, Musa Gümus/DR