Um dos fundadores dos Pink Floyd, expoentes máximos do rock psicadélico, faleceu com 60 anos.

Syd Barrett “morreu muito pacificamente há dois dias atrás”, anunciou hoje uma porta-voz da banda inglesa, citada pela BBC “online”, que revelou que haverá um “funeral privado para os familiares”. Morreu de diabetes, uma doença que o atingia desde há alguns anos.

O guitarrista, nascido Roger Barrett em 1946, Cambridge, entrou para os Pink Floyd em 1965, a convite de Roger Waters, mas sairia da banda três anos depois devido às experiências com o LSD e outras drogas, que potenciaram o seu comportamento instável (em palco e fora dele).

Foi o principal compositor dos Floyd nos primórdios do grupo mas só gravou um álbum com o grupo, o clássico “The Piper at the Gates of Dawn”, de 1967 (entrou ainda em alguns temas de “A Saucerful of Secrets”, de 1968). Apesar da escassa produção discográfica, foi um dos músicos mais influentes de sempre.

Em nome próprio, lançou, em 1970, “The Madcap Laughs” e “Barrett”. Desde então foram raras as vezes em que Barrett voltou a fazer música, adoptando um estilo de vida recluso e envolto em mistério.

Pedro Rios
prr @ icicom.up.pt
Foto: DR