Arrancam hoje, segunda-feira, as aulas da Universidade Itinerante do Mar, um projecto que junta as universidades do Porto e Oviedo (Espanha). Até 10 de Agosto, o navio-escola da Armada Portuguesa Creoula vai juntar 84 estudantes numa formação sobre “A Europa e o Mar”.

O programa está dividido em dois cursos, com a participação máxima de 42 alunos cada. O primeiro, que vai até 2 de Agosto, começa hoje com uma semana de formação na Escola Naval, em Alfeite (Almada). Depois, os alunos embarcam no Creoula e seguem rumo a Avilés, nas Astúrias, Espanha. O segundo turno começa a 26 de Julho, tem uma formação em Oviedo, e continua a bordo até 10 de Agosto.

No navio, “cada grupo estará envolvido nas actividades quotidianas, desde actividades de limpeza, actividades de cozinha, actividades relacionadas com a navegação e actividades de formação”, contou, em Junho, ao JPN o professor da UP e membro da organização, Rui Azevedo.

Na formação antes de embarcar, os alunos vão ter aulas sobre história e civilizações do mar, o papel do mar na construção da Europa, história naval, desenvolvimento sustentável dos oceanos, cartografia, segurança marítima e navegação.

O curso atribui seis unidades de crédito aos alunos que o concluirem com bom aproveitamento. Os estudantes serão avaliados em terra e a bordo, e vão preparar um projecto para apresentar em Outubro nas respectivas universidades.

Carina Branco
Foto: DR