O grupo RTP lançou hoje, quinta-feira, a “primeira estação portuguesa a oferecer uma emissão de 24 sobre 24 horas” para plataformas móveis (telemóveis, PDA, entre outros). O canal estará disponível nas três operadoras móveis portuguesas, Vodafone, TMN e Optimus, disse à agência Lusa o gestor da RTP Mobile, Carlos Vargas.

Destinado a aparelhos equipados com 3G ou GPRS, o canal vai oferecer programas dos vários canais do grupo RTP, bem como conteúdos específicos, com serviços de “video-on-demand”, em que os utilizadores pagam pela transferência de um determinado vídeo.

O público-alvo é constituído por “todas as pessoas que têm pouco tempo disponível para ver televisão em casa”. Para Carlos Vargas, o canal surge “no limiar de um novo paradigma”.

“Começamos a assistir à migração dos espectadores da sala de estar para plataformas móveis, como forma de aproveitamento dos tempos disponíveis”, afirmou o jornalista. “É de esperar uma rápida mudança dos hábitos de consumo de televisão, um pouco à semelhança do que aconteceu com a rádio, que após a invenção do transístor, em meados do século passado, se transformou gradualmente num meio móvel”.

O canal avança sem exploração de publicidade, que poderá surgir como fonte de receitas numa “segunda fase, na qual a RTP participará apenas quando houver oportunidades de mercado adequadas”. A RTP Mobile não vai custar mais aos utilizadores já que está inserida nas actuais ofertas das operadoras móveis.

JPN
Foto: DR