O dia correu bem para os atletas portugueses nos Europeus de Gutemburgo. Francis Obikwelu conquistou hoje, terça-feira, a medalha de ouro nos 100 metros, renovando o título europeu, conquistado há quatro anos. O velocista português dominou a prova, que concluiu com o tempo de 9.99 segundos, a melhor marca europeia do ano.

O segundo lugar foi para o russo Andrei Yepishin (10.10 segundos), e o terceiro para o esloveno Matic Osovnikar (10.14 segundos). Ambos conseguiram recordes nos respectivos países.

Nos 20 quilómetros marcha, o atleta português João Vieira conseguiu o último lugar no pódio, estabelecendo um novo recorde nacional. O marchador efectuou a prova em 1h20.09 , melhorando o anterior máximo (1h20.30), que já lhe pertencia.

A prova foi ganha pelo espanhol Francisco Fernandez, tendo o russo Valeriy Borchin arrecadado a medalha de prata.

Na final do salto em comprimento, Nelson Évora terminou em sexto lugar, com a marca de 7.91 metros. O italiano Andrew Howe (8.20 metros) conseguiu a medalha de ouro, o inglês Greg Rutherford (8.13 metros) a medalha de prata e o ucraniano Oleksiy Lukashevych, campeão europeu em 2002, obteve o bronze (8.12 metros).