O primeiro-ministro, José Sócrates, inicia hoje uma visita oficial de quatro dias ao Brasil, com o objectivo de estimular os laços económicos e atrair investimento para Portugal.

José Sócrates passará por Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, mantendo contactos com entidades brasileiras do campo económico, cultural e político. A comitiva que acompanha o chefe do governo é composta por mais de 70 pessoas, incluindo 16 gestores e empresários que já têm relações económicas com o Brasil.

O primeiro-ministro também está acompanhado pelo presidente da Agência Portuguesa para o Investimento, Basílio Horta, pelo ministro da Economia e Inovação, Manuel Pinho, pelo secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, Fernando Serrasqueiro e pelos ministros das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino, dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, e da Cultura, Isabel Pires de Lima.

Um dos principais acordos que Sócrates espera conseguir é o fabrico, pela empresa portuguesa OGMA, de dois aviões a jacto para a brasileira Embraer, com entrada prevista no mercado em 2008 e 2009.

Deverá ser assinado, também, um acordo entre a Brisa e uma empresa brasileira para a exploração da concessão de auto-estradas nos Estados Unidos da América e no Canadá. O outro negócio previsto na agenda é a assinatura de um acordo entre a Petrobrás e a Galp Energia, para a gestão de plataformas petrolíferas.

No segundo dia de visita, o primeiro-ministro irá jantar com empresários portugueses, em São Paulo, onde será apresentada a nova plataforma logística virtual de produtos portugueses.

Carina Branco
Foto: Rita Braga/Arquivo JPN